terça-feira, 17 de agosto de 2010

Em busca de um diferencial competitivo no mercado de trabalho

Como enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado? Essa é uma pergunta clássica que muitas pessoas fazem no momento em que buscam um novo emprego, pensam em abrir um negócio próprio, almejam uma promoção, enfim, querem saber como se destacar no mercado de trabalho, consequentemente crescer profissionalmente. Apesar de ser uma pergunta complexa, a resposta é simples: CONHECIMENTO.

Provamos isso através de uma mudança comportamental e até cultural que estamos vivenciando a alguns anos no mercado de trabalho: O aumento significativo de mulheres atuando de forma brilhante nas empresas, ocupando cargos de destaque, os quais eram ocupados apenas por homens . E por que isso? Será que nossa sociedade deixou de ser machista? Muito pelo contrário, continuamos vivendo em uma sociedade extremamente machista, infelizmente. Quem nunca ouviu a seguinte expressão: “Como! meu chefe é uma mulher ?”.

Estamos vivenciando uma nova era: A Era do Conhecimento, e devido a esse novo momento, o sexo das pessoas não interfere em absolutamente nada no crescimento profissional. O grande diferencial competitivo é e sempre será o CONHECIMENTO. Quem possui conhecimento terá seu espaço no mercado de trabalho, tanto que muitas empresas já tratam seus colaboradores como parceiros, pois fazem parte de seu capital: o capital intelectual, esse que é intangível, porém de muito valor.

Precisamos entender que esse conhecimento que o mercado de trabalho vem buscando e valorizando nas pessoas, é um conjunto, que pode ser representado através dos 4 C´s :

• Conhecimento Técnico: adquirido nas escolas e faculdades;


• Conhecimento Vivencial: Experiências práticas adquiridas em nossos trabalhos e situações do nosso cotidiano;


• Conhecimento Cultural: conhecer nossa cultura e a de outros países, principalmente os quais sua empresa possui relações comerciais (globalização);


• Conhecimento da Mudança: ser flexível e ágil às mudanças, se adaptar rapidamente as novas situações impostas pelo mercado.

Apesar da simplicidade da resposta à pergunta inicial desse artigo, podemos perceber que para se adquirir CONHECIMENTO, precisamos de muita determinação, esforço e principalmente foco em nossos objetivos pessoais e profissionais. Vá em busca de seus conhecimentos !


Rogério Fernando Akio Bacci


Diretor Executivo


PET Cursos Profissionalizantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário